Conhecer as necessidades hormonais favorece o equilíbrio metabólico e é fundamental para um estilo de vida saudável
O que você sabe sobre homeostase hormonal? É muito comum que, ao falarmos sobre os tratamentos que buscam equilibrar os níveis hormonais de homens e mulheres, logo se pense em pessoas mais velhas – geralmente mulheres em fase próximas à menopausa. O que talvez você não saiba é que a homeostase hormonal já conquistou adeptos famosos, como os atores Bruno Gagliasso, Giovana Ewbank, Fernanda Paes Leme, entre outros. Isso mesmo, a técnica pode ser apropriada para diversos tipos de pessoas, em diferentes etapas da vida.
Grande parte da população atinge o ápice da produção hormonal próximo aos 20 anos e, aos 35, já começa a ocorrer um declínio hormonal, que vai se acentuando conforme a idade. É importante conversar com seu médico sobre um tratamento que equilibre os níveis hormonais com hormônios bioidênticos, já que esse tipo de hormônio possui uma estrutura química idêntica aos que produzimos naturalmente em nosso organismo.
Como funciona?
Após a realização de exames médicos detalhados, o profissional analisa os hormônios do paciente. Caso seja necessário, é possível fazer a indicação de hormônios bioidênticos, que contém aminoácidos, vitaminas e antioxidantes, de forma suficiente e equilibrada.
A homeostase hormonal visa otimizar os índices hormonais e fazer com que o corpo atinja o seu máximo de performance, diminuindo a oxidação das células e promovendo um envelhecimento saudável. Contudo, é importante destacar que a indicação de qualquer tipo de tratamento só ocorre se necessário.
Hoje, um dos fatores que mais agrada homens e mulheres adeptos à terapia de homeostase hormonal é o fato de favorecer o processo de emagrecimento e ganho de massa muscular. Mas não adianta achar que essa mudança acontece da noite para o dia e que não exige o mínimo de esforço do paciente. É preciso prática regular de atividades físicas e uma alimentação saudável para contribuir com o processo.
Mais importante que um corpo em forma, a homeostase ajuda na prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento, como o Parkinson, Alzheimer e diabetes, predisposição para realizar atividades rotineiras, melhora do funcionamento do intestino, do sono, clareza mental, até mesmo da libido.
É importante destacar que é preciso ficar atento às diferenças entre reposição e homeostase hormonal. No processo de reposição hormonal, os hormônios normalmente indicados são sintéticos, possuindo uma estrutura molecular diferente dos hormônios produzidos em nosso corpo. Já a homeostase hormonal é feita com hormônios bioidênticos, como já mencionado acima, a fim de obter os melhores resultados.